COM CARRO DO FUMACÊ DORMENTES INTENSIFICA O COMBATE AO AEDES AEGYPTY

02/06/2022

O combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da Dengue, Zika e Chikungunya, segue de forma intensa em Dormentes. Além da ampliação das visitas dos agentes de endemias na sede e no interior, o trabalho educativo com os estudantes da rede municipal e toda a comunidade, a Prefeitura Municipal iniciou nesta quinta-feira (02) a pulverização de inseticida a Ultra Baixo Volume (UBV), o popular fumacê.

A ação é uma parceria entre o governo municipal e o governo do Estado, através da secretaria de saúde de Pernambuco. “O fumacê é uma medida emergencial importante que estamos utilizando em bairros que apresentaram, até o momento, a maior ocorrência de notificações das arboviroses. A pulverização vai ser realizada sempre no início da manhã, às 5h, e no fim da tarde, às 17h, que são os horários estratégicos de maior movimentação do mosquito”, explica a secretária de saúde, Talita Mirele.

Até o dia 9 de junho, o carro do fumacê vai percorrer as ruas da sede do município, realizando um ciclo de três pulverizações em cada localidade. A prefeitura pede à população que mantenha portas e janelas abertas durante a passagem do carro. Como o inseticidamata somente os mosquitos adultos, é essencial que a comunidade faça a sua parte, eliminando os possíveis criadouros do Aedes aegypti

– Tampe os tonéis e caixa d’água;

– Mantenha as calhas sempre limpas;

– Deixe garrafas sempre viradas com a boca para baixo;

– Mantenha lixeiras bem tampadas;

– Deixe ralos limpos e com aplicação de tela;

– Limpe semanalmente ou preencha os pratos de vasos de plantas com areia;

– Limpe com escova ou bucha os potes de água para animais;

– Retire água acumulada na área de serviço, atrás da máquina de lavar roupa.