PROJETO VIGIA PET REALIZA DIA D DA CAMPANHA DE VACINAÇÃO ANTIRRÁBICA NESTA SEXTA, 26

25/11/2021

A Prefeitura de Dormentes, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realiza nesta sexta-feira (26) o Dia D da Campanha de Vacinação Antirrábica para cães e gatos. A ação contará tambem com testes de leishmaniose e será realizada das 08h às 10h em frente à Secretaria, no centro da cidade.

A prevenção é realizada através do imunizante contra a raiva animal que além de proteger o pet, também protege a família. Até o momento, não existe cura para essa doença. Os donos de cães e gatos devem procurar o local de vacinação para que seu animal receba gratuitamente a dose da vacina. É fundamental levar a carteirinha de vacinação.

A raiva é transmitida por meio da saliva dos animais contaminados, e passada principalmente pela mordida dos animais doentes – sejam eles gatos ou cães. Nos cachorros e no homem, o vírus da doença pode permanecer incubado por até 2 meses antes que os seus sintomas (também bastante similares) comecem a aparecer; sendo que, nos gatos, a doença destaca sinais diferenciados, mas não menos agressivos.